Casa da Galeria

A proposta de intervenção arquitetónica tem como objetivo a reabilitação/ampliação de um conjunto edificado, na sua maior parte devoluto, onde operava a Fonseca Macedo – Arte Contemporânea, propondo-se a construção de um empreendimento turístico, na tipologia de apartamentos turísticos de 4 estrelas. 

O empreendimento é composto por 9 unidades de alojamento, distribuídas num imóvel do final do século XIX, inserido na malha urbana da cidade de Ponta Delgada, complementadas pelo conforto de uma área de equipamentos comuns, na qual se destaca a área de cariz expositivo sob orientação artística da Fonseca Macedo –  Arte Contemporânea. 

O imóvel apresenta duas frentes de rua, uma para a Rua Dr. Guilherme Poças Falcão e outra para a Rua da Boavista. A integração do edifício existente na rua Dr. Guilherme Poças Falcão é feita através de uma nova organização espacial interior, conforme o programa requerido, e pela recuperação das paredes exteriores, balcão e arcos da fachada posterior, que procuram um equilíbrio entre o existente e as condicionantes espaciais associadas. Enquanto que, o edificado com frente para a rua da Boavista, foi demolido integralmente, de modo a permitir a introdução de uma nova estrutura que irá proporcionar a construção de uma zona de estacionamento e áreas técnicas de apoio. 

A manutenção do pátio interior serve de ponto agregador de todo o conjunto edificado, fazendo parte da zona expositiva onde a intervenção da artista plástica Maria Ana Vasco Costa cria uma vivência única e sensorial do espaço. 

A entrada principal do empreendimento turístico é projetada a partir da rua Dr. Guilherme Poças Falcão por um espaço de receção com uma ligação à área expositiva, o qual se articula com o conceito de divulgação da arte contemporânea com a atividade turística. Assim, no piso 0, a entrada com receção é composta por zona de atendimento, sala de estar, escritório, depósito de bagagem, copa de apoio e área expositiva de arte. O acesso à garagem, no mesmo piso, é feito a partir da rua da Boavista, com capacidade para 3 viaturas, sendo um lugar para a utilização de pessoas com mobilidade condicionada. Neste piso localizam-se também uma arrecadação geral, instalações sanitárias para os utentes, balneários e instalações sanitárias para os funcionários, arrumos de limpeza e zona de lixos. 

Nos pisos superiores funcionam as unidades de alojamento, uma copa por piso, ginásio e spa constituído por balneários masculinos e femininos, área técnica, sauna, duche escocês, banho turco, solário e piscina para adultos e piscina para crianças. 

Governo Açores + Açores 2020 + Portugal 2020 + União Europeia